Vamos conversar sobre... ciclo de vida


 

Você saberia me dizer o que é um a coisa infinita? Pense bem. Algo que não teve nenhum começo, e não terá nenhum fim...este é um conceito difícil. Note que não quero um exemplo, quero que você me explique como isto é possível.  

A dificuldade que você está enfrentando em me responder, provém do fato que tudo o que te cerca , incluindo nós mesmos teve um começo e tem um fim visível. E descrever isto é bem mais simples.

Descrever uma jornada de começo-meio-fim pode ser chamada de descrição do Ciclo de Vida.

Então o ciclo de vida é uma descrição de qualquer coisa, desde que conheçamos seu começo, suas várias fases e por fim sua obsolescência.

As aplicações disto são particularmente importantes hoje na questão ambiental, mas as aplicações são diversas.

Nós vamos dividir isto em duas situações:  serviço e produto. Vamos lá?

Margot é chefe do tráfego (parece ilegal mas não é kkk) de uma transportadora. Desta forma, sua responsabilidade é planejar rotas, tempos e eventos para as cargas serem entregues dentro dos cronogramas.  Mas agora sua missão é apresentar o estudo do ciclo de vida para um cliente exigente.

Margot não consegue entender, como um serviço tem uma vida... "um produto vá lá, depois de usar vai pro lixo , mas como eu jogo um serviço fora???" era a questão na cabeça de Margot.

Um dia, apareceu uma rota de transporte. Retirar uma carga no cliente e entregar fracionado , ou seja, ir entregando em vários destinos. Depois em cada um destes, retirar uma carga e trazer no frete de retorno.

Margot fez o planejamento, o motorista saiu, retirou, entregou em 5 destinos e trouxe a carga de retorno de volta ao cliente. Depois de 4 dias o motorista entregou o romaneio, e o pessoal da controladoria emitiu a nota fiscal.

Margot estava com uma cópia da NF descendo a escada quando deu um encontrão no moço do faturamento. Voou papel pra todo lado, eles recolheram se desculparam e seguiram seu caminho. Só na mesa que Margot deu conta que estava com a NF errada, era uma NF de compra de diesel, que acabou sendo trocada pela NF dela no encontrão da escada. 
Margot ficou parada olhando pra NF. Era igualzinha a dela. Claro. Então, a ficha caiu. Uma venda é uma venda. Produto ou serviço. Alguém compra, usa e depois não precisa mais. Um ciclo de vida!

Margot foi atrás então de vendas (o pessoal do início). O resto ela sabia. Então o ciclo de vida do serviço pôde ser foi descrito . 

Fase 1- O serviço nasce no contato com o cliente. Levanta-se necessidades e orça-se. Negócio fechado. Fase 2- Planejamento e controles. Projeção do trabalho. Recursos. Pronto para execução.
Fase 3 - Operação, transporte, prestação do serviço. Executado! Objetivo concluído.
Fase final - Faturamento. Relacionamento financeiro com o cliente. Fatura paga. Fim

Claro que nestas fases, podemos elencar Estudos de risco, Consumos de recursos naturais, Produção de poluentes, Impactos ambientais, Perdas etc... tudo depende o que você quer analisar no ciclo de vida.

O Moço da escada era o Jorge. Jorge precisava fazer o ciclo de vida do produto que eles vendem, por serem distribuidores de combustível. Então o que ele fez?

Fase 1-Contato com o cliente. Chega o pedido de volume. O tipo de óleo (especificação) está definido. 
Fase 2- Compra na refinaria. O Óleo é embarcado para ser entregue. Controle de qualidade é feito. Lacres são colocados. Documentação emitida.
Fase 3- O óleo chega no cliente. É descarregado. Procedimentos de segurança são seguidos. Controles executados. Cliente atesta o volume recebido. Produto entregue.
Fase final- O óleo é consumido e vira energia e fumaça já com o cliente. Espera-se produção de poluição, atenuada pela qualidade do óleo comprado, definido nas especificações.

Bom chegou a hora...


Hora da dica

#1- Análise de ciclo de vida tem a ver com o que vc está negociando. Comece identificando claramente onde é o início e onde é o fim.
#2- Tenha em mente seu objetivo com a análise do ciclo de vida. Assim você pode , para cada uma das fases, fazer indicadores, controles etc.. o que for necessário.

#3- O fim de um ciclo de vida é caracterizado quando o objeto estudado deixa de ter funcionalidade. O fim de um serviço ou o descarte de um produto, por exemplo.
#4- Ambientalmente falando, o ciclo de vida define também o impacto ambiental de um produto.
#5- Ciclos de vida em projeto é a projeção da vida do produto futuro. É usado para projetar seu fim seguro, do ponto de vista ambiental por exemplo.
#6- Ciclos de vida podem ter ramificações, por exemplo, quando uma reciclagem ou reuso estão pelo caminho...
#7-A análise de ciclo de vida, é realizada dentro do uso pretendido. Se por exemplo, houver um reuso para outra finalidade, caberia então uma outra analise de um outro ciclo de vida.


Sucesso na sua análise!
Adson Nacarati

Assuntos Relacionados

Projeto e desenvolvimento
Indicadores
Metas


Comentários

Postagens mais visitadas