Certificação B Corp

 

B Corp Cetification

O Objetivo das empresas B, é certificar um equilíbrio entre o propósito e o lucro.

De fato, o significado deste “B”, vem de benefício, criado por organizações benéficas.

Na prática, as empresas B, possuem um reconhecimento de que consideram em suas atividades, ao nível de alta gestão, não só o foco no negócio em si, mas também os valores necessidades e anseios de outras partes interessadas.

Iniciativas na ISO 9001, ISO 14001,  45000 entre outras, já preveem uma análise de questões externas e internas, considerando a figura das partes interessadas.

Considerar as partes interessadas é uma tendência que já vem há mais de 10 anos povoando as iniciativas de várias empresas e corporações. Considerar as partes interessadas, substituindo a consideração pura e única do cliente, traz vantagens inegáveis a qualquer estabelecimento de marca ou negócio.

O cliente hoje, na verdade, tem um pensamento mais amplo. Hoje o cliente julga várias facetas daquilo que ele está comprando. Não se trata somente de uma iniciativa nova, visando questões como sociedade e meio ambiente, mas principalmente um parâmetro de confiança.

O número de ofertas que hoje um cliente tem a sua disposição, de praticamente qualquer produto e serviço, torna extremamente difícil uma escolha clara.

O Quão melhor é esse produto para mim, do que aquele outro?

Percebemos aqui claramente, sendo essa visão ampla do cliente, não tendo um foco nobre apenas, considerando questões de ambiente ou de saúde segurança ocupacional, ou mesmo questões sociais. Fundamentalmente tudo isso hoje mostra para o cliente com quem ele está negociando.

O movimento global hoje, é de transparência de negócios, em todos os aspectos, ouvindo as partes interessadas.

A certificação B, está apoiada em 5 grandes pilares, que representam as partes interessadas mais típicas que envolvem qualquer empresa. Um fato extremamente interessante sobre esses pilares, é que nitidamente não existe uma fronteira nítida, de quais estão no lado comprador, e quais estão do lado fornecedor.

Imagine que quando estamos falando de uma comunidade, este pilar produz trabalhadores e pessoas que irão de colocar seus serviços à disposição esta empresa, e, em simultâneo, produz clientes que irão sustentar e apoiar a iniciativa da empresa em questão.

Os 5 pilares são:

comunidade;

meio ambiente;

trabalhadores;

governança;

clientes.

A certificação

A Certificação B CORP é administrada pelo B LAB sem fins lucrativos.  (https://bcorporation.net/)

Esta certificação é feita através de uma avaliação do impacto geral positivo da empresa que está atrás desse certificado. Isso é feito através de uma avaliação traduzida em pontos, chamada avaliação de impacto B. Como visto anteriormente, esta avaliação considera os 5 pilares acima.

Um ponto importante também é que a certificação B CORP, é a única certificação atual que mede o desempenho sócio e ambiental de uma empresa, não se atendo unicamente a seu produto e nem unicamente ao seu sistema, isto tudo feito com o ponto de vista dos 5 pilares definidos.

Também é considerado nesta avaliação como um ponto fundamental, os compromissos futuros e o desempenho das ações definidas na organização B CORP certificada.

A mecânica de certificação.

O processo de certificação da B CORP, bem detalhado e intenso. Atualmente existe uma expectativa entre 6 a 10 meses para a conclusão. Em seus primeiros anos, uma em cada 3 empresas escritas se certificou. Para possibilitar essa certificação independente tamanho da empresa, os processos são diferentes e proporcionais.

Inicialmente as empresas deverão fazer uma avaliação de impacto B (BIA), que após enviada para a B lab, o processo se inicia.

Agora o B lab avaliará as respostas, e se a empresa ultrapassou a barreira de 80 pontos. Neste momento reuniões virtuais são realizadas, documentações confidenciais enviadas para validação de respostas. A certificação é acompanhada trianualmente.

A finalização do processo ainda prevê a assinatura de uma declaração de Independência, um contrato com a B CORP, e o pagamento de taxas anuais. Estas taxas variam de região para região, e dependem do volume financeiro de vendas, como determinante do tamanho da corporação. Você pode consultar a situação atual em https://bcorporation.net/certification

Como você pode ver é fundamental um apoio de uma consultoria que conheça o processo, e possa garantir uma adequação mais afinada e customizada dos requisitos, tornando o processo mais tranquilo, com menor custo e maior probabilidade de certificação.

Consulte-nos.

anacccarati@anaccarati.com.br



Postagens mais visitadas deste blog

A privacidade e o caso do WhatsApp

O que WhatsApp ensinou ao Facebook

As Leis de Murphy aplicadas à Liderança e Administração