Certificação ISO 37301:2021 - A Norma do Compliance

 


ISO 37301 -  Sistema de Gestão de Compliance

por adson naccarati

No campo da gestão de conformidade, a ISO 37301 se destaca como uma norma crucial que as organizações podem adotar para aprimorar suas práticas de governança, gerenciamento de riscos e conformidade (GRC). Vamos explorar a importância da ISO 37301, delineando seus componentes-chave e por que ela é relevante.

Na pressa:

- ISO 37301  norma internacional que estabelece diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão de Compliance eficaz, ajudando as organizações a gerenciar e cumprir as regulamentações e normas relevantes. Serve para promover a conformidade com leis e regulamentos, minimizar riscos legais e éticos, e manter a integridade nos negócios.

- Quem já tem e exige de parceiros no Brasil?
Acorp, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cielo, Deloitte, EY, IBM. Petrobras, Telefônica etc...

- Ao adotar esta norma, as empresas garantem atender aos requisitos legais e regulatórios, e também constroem a confiança das partes interessadas com alta eficiência operacional.


Introdução à ISO 37301

Sistemas de Gestão de Conformidade - Requisitos com Diretrizes para Uso," é um quadro projetado para auxiliar as organizações a estabelecer um sistema de gestão de conformidade eficaz e eficiente.

Benefícios da Certificação ISO 37301

1- Reputação Aprimorada
A certificação demonstra o compromisso de uma organização com práticas éticas, impulsionando sua reputação. 

2- Mitigação de Riscos
A gestão de conformidade ajuda a identificar e mitigar riscos potenciais.

3-  Conformidade Legal e Regulatória
A ISO 37301 auxilia na conformidade com uma ampla gama de requisitos legais e regulatórios.

 4- Confiança Aprimorada das Partes Interessadas
As partes interessadas, incluindo clientes e investidores, ganham confiança na conduta ética de uma organização.

 4- Eficiência Operacional
Processos de conformidade otimizados levam a uma maior eficiência operacional.

 

O Processo de Certificação

Para obter a certificação ISO 37301, as organizações devem seguir um processo estruturado:

   - Avaliação Inicial

   - Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Conformidade

   - Implementação

   - Auditoria Interna

   - Auditoria de Certificação

 

ISO 37301 e Outras Normas

A ISO 37301 pode ser integrada com outras normas ISO, como a ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e a ISO 14001 (Gestão Ambiental), alinhada também a ISO 31000.

 

Desafios na Implementação da ISO 37301

Os desafios na implementação da ISO 37301 são basicamente os mesmos de qualquer outro tipo de implantação normativa ou mesmo de uma organização aprimorada. Sistematizar procedimentos que antes estavam livres e consequentemente menos controlados, pode causar uma primeira impressão errada, de que o processo vai tornar a empresa menos ágil, mas isso é facilmente contornado com o apoio de uma consultoria experiente e de técnicas mais aprimoradas;

Por parte de gestores, pode haver uma preocupação em uma situação desfavorável do ponto de vista fiscalizatório, porém a realidade é que uma empresa que atende a ISO 37301 está fortemente blindada contra erros que podem levar à ações ou multas do ponto de vista fiscalizatório.

 

Requisitos da Versão ISO 37301:2021

1 Escopo

2 Referências normativas

3 Termos e definições

4 Contexto da Organização.

5 Liderança

6 Planejamento

7 Apoio

8 Operação

9 Avaliação de Desempenho

10 Melhoria


Pequenas e médias empresas, quais os benefícios?

1. Melhora a Credibilidade: A conformidade com a ISO 37301
1 demonstra um compromisso com a ética e a legalidade, aumentando a credibilidade da empresa perante clientes, parceiros e investidores.

 2. Reduz Riscos Legais e Financeiros: Ajuda a identificar e mitigar riscos de não conformidade, evitando multas e litígios que podem ser prejudiciais financeiramente.

 3. Eficiência Operacional: Um sistema de gestão de Compliance bem estruturado pode melhorar a eficiência dos processos internos, economizando tempo e recursos.

 4. Acesso a Mercados Internacionais: Muitos mercados internacionais preferem fazer negócios com empresas que atendem a padrões globais, o que pode abrir portas para pequenas empresas no cenário global.

 5. Competitividade Aprimorada: Ao cumprir as regulamentações, as pequenas empresas podem competir em igualdade de condições com empresas maiores, o que é crucial em muitos setores.

 6. Foco no Cliente: A conformidade pode levar a um melhor atendimento ao cliente, construindo relacionamentos sólidos com os clientes e fortalecendo a lealdade à marca.

 7. Resiliência Empresarial: Um sistema de gestão de Compliance pode ajudar as pequenas empresas a serem mais resistentes a perturbações e crises, como pandemias ou mudanças regulatórias.


Se o objetivo é ter uma empresa robusta do ponto de vista de Compliance, adequação a ISO 37301 é um excelente caminho e uma ótima iniciativa. 

Mesmo que não necessariamente sendo certificada por um organismo de terceira parte, o que nunca deixa de ser interessante do ponto de vista de marketing e até tá a legitimidade das ações do programa, um sistema ISO 37301 é uma adição bem vinda e simples , para quem já atende sistemas harmonizados com a ISO. Conheça o programa A. Naccarati Consultores para implantação de ISO 37301.

Consulte-nos!


Comentários

Postagens mais visitadas